América decide vaga na Série C contra o Santa Cruz neste domingo 7
Alvirrubro perdeu o jogo de ida por 1 x 0; Inter de Limeira, Barra/SC e Maranhão conquistaram vaga neste sábado
07/09/2025 07:15
Zidney Marinho07/09/2025 | 05:30
O América recebe o Santa Cruz na noite deste domingo 7 na Arena das Dunas. A partida vale uma vaga na Série C do próximo ano. No jogo de ida, vitória dos pernambucanos por 1 x 0. Em desvantagem no duelo, o Mecão precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Caso vença por dois gols de diferença, a equipe potiguar conquistará o acesso. Empate ou derrota americana representará o acesso do Tricolor.
Além do jogo de ida ocorrido no último sábado 30, América e Santa Cruz já se enfrentaram outras duas vezes nesta Série D. Na fase de grupos, os pernambucanos venceram por 2 x 1 no Estádio do Arruda e, na Arena das Dunas, a partida terminou empatada sem gols. Retrospecto americano em casa pela é motivo de esperança para o torcedor. Em jogos da Série D na Arena das Dunas, o Mecão está invicto desde 2022.
Arbitragem FIFA
O jogo mais importante do ano para o América contará com arbitragem de nível técnico máximo no campo de jogo. O catarinense Ramon Abatti Abel, árbitro da FIFA, apita o decisivo duelo nordestino. Ele será auxiliado pelos assistentes Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro. Na cabine do VAR, o comando fica por conta do FIFA Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira.
Maior público do RN no ano
Os ingressos para América x Santa Cruz estão esgotados desde a última terça-feira 2. A capacidade total permitida para o confronto é de 29.865 torcedores. Deste total, 10% foi destinado à torcida do Santa Cruz, que esgotou a carga em menos de 20 minutos. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte destacou mais de 600 policiais para a segurança do evento.
Três já subiram
Neste sábado 6, ocorreram os outros três duelos das quartas de final. Inter de Limeira e Barra/SC venceram por 1 x 0 e conquistaram o acesso à Série C. A equipe paulista enfrentou o Goiatuba, enquanto os catarinenses eliminaram o Cianorte. Os jogos de ida haviam terminado sem gols.
Em confronto nordestino, o ASA recebeu o Maranhão e perdeu por 3 x 0. No primeiro jogo, a equipe alagoana – comandada pelo treinador natalense Ranielle Ribeiro – havia perdido por 1 x 0. Com o acesso garantido, o Maranhão aguarda o classificado do confronto entre América e Santa Cruz para os jogos da semifinal.
Relembre
O único acesso do América da Série D para a C ocorreu em situação idêntica à dessa vez. Em 2022, o Alvirrubro também perdeu o jogo de ida do mata-mata do acesso por 1 x 0, fora de casa. N/a ocasião, o adversário do Mecão foi o Caxias. Na partida de volta, na Arena das Dunas lotada, o América venceu por 3 x 1 em uma virada inesquecível.
O Caxias saiu na frente aos 13 minutos do segundo tempo, ampliando a sua vantagem na soma dos confrontos. Iago empatou a partida aos 20 e virou aos 40, resultado que levava a decisão para os pênaltis. Já nos acréscimos, quase aos 48, Téssio arriscou da intermediária, a bola desviou em Frank e enganou completamente o goleiro André Lucas. Era o gol do acesso do América, que já acumulava cinco frustrações na Série D. Além da ascensão para a Série C, o América foi campeão daquela edição da quarta divisão.
Comentários (0)