Projeto Rotas Potiguares é lançado para capacitar 880 pessoas no setor turístico
Para além do turismo de “sol e mar”, projeto foca na capacitação profissional do setor no interior do Estado
27/09/2025 08:15
O Sistema Fecomércio RN lançou nesta sexta-feira, em evento no Sesc Rio Branco, o projeto Rotas Potiguares, para fortalecer e interiorizar o turismo regional em 39 cidades do Rio Grande do Norte. O programa irá capacitar 880 pessoas por meio de consultorias especializadas e cursos para impulsionar o desenvolvimento do setor turístico para além do turismo de “sol e mar”. O Senac, braço de educação profissional do Sistema Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), realiza o projeto.
Resultado de parceria entre o mandato do senador Rogério Marinho (PL) e o Sistema Fecomércio RN, via emenda parlamentar do Ministério do Turismo, o Rota Potiguares chegará a cidades do interior potiguar com a meta de estimular a geração de emprego e renda e ampliar o fluxo de visitantes.
Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o retorno esperado é ter municípios com melhor atendimento no setor turístico. Ele destacou que a ideia é diversificar o foco do turismo de “sol e mar”, ainda muito concentrado na Grande Natal, e estimular o turismo, por exemplo, em cidades frias e serranas.
“A Fecomércio já tem expertise em turismo, gastronomia e hotelaria, e vai levar todas as experiências para esses municípios”, afirmou. O projeto visa fortalecer a gastronomia, a cultura e as particularidades dos 39 municípios atendidos.
O público-alvo dos cursos de Turismo Local e Excelência no Atendimento ao Turista e Marketing Digital inclui trabalhadores do setor de turismo, empreendedores, guias e interessados em ingressar na área.
Rogério Marinho garantiu a continuidade da iniciativa. “Temos o compromisso de todos os anos aportarmos recursos nessa atividade e a garantia de que, enquanto o mandato existir pelos próximos seis anos, a gente tem aqui a garantia dos recursos.”
Para Marinho, o turismo impacta múltiplos setores da economia e o potencial do estado vai além do litoral. “Se alguém quer conhecer uma paisagem diferente, serrana, tem as cidades de Martins, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Lagoa Nova. Se quer conhecer uma área que tem pinturas rupestres, vai para a região do Apodi. Ali na vizinha de Passa e Fica, tem a Serra da Boca, que apesar de estar na Paraíba, está dentro do Rio Grande do Norte. Se quer uma área de aventuras ou de trilhas, tem a região Oeste do estado. Tem a região das Dunas do Rosado”, exemplificou.
“O Rio Grande do Norte é uma região de 500 anos de história, de cultura, de paisagens belíssimas”, disse, defendendo que essa diversidade seja catalogada e explorada.
Detalhes técnicos e visão municipal
Raniery Pimenta, diretor regional do Senac RN, explicou que a primeira etapa do projeto, entre 2025 e 2026, terá como foco o diagnóstico situacional e a capacitação inicial. Os diagnósticos avaliarão tecnicamente a situação de cada cidade em temas como a legislação, em que pode ser necessário algum ajuste, o marketing e a interação com outros municípios.
A Federação dos Municípios do RN (Femurn) atuará como interlocutora com as prefeituras. O presidente da entidade, Babá Pereira, vê a iniciativa como sendo “de grande importância, porque o turismo é uma rede que traz muitos recursos para o município, que gera emprego, gera renda, gera visibilidade”.
Representando uma das cidades contempladas, a prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), comemorou a interiorização das ações. “A nossa região é a região mais distante da capital do Estado. Toda a interiorização de serviços, seja do turismo, seja de capacitação, acrescenta muito.”
Comentários (0)